Name:
Location: Portugal

Wednesday, December 21, 2005

Bicentenário da Batalha de Austerlitz




2 de Dezembro de 1805, Napoleão Bonaparte (um dos meus idolos na historia universal, apesar dos seus defeitos) derrota os exercitos russos e austriacos, alcançando a maior vitoria da sua carreira.
Entrando em campo com cerca de 66 mil homens contra os 88 mil das forças aliadas, Napoleão provou todo o seu talento inato da arte militar, confundindo o inimigo numa estrategia que consistiu em abandonar deliberadamente uma posição alta (Monte Pratzen) e enfraquecer um dos seus flancos.
Na manha seguinte os aliados apressaram se em ocupar o monte e centrar aí as forças para esmagar o flanco direito dos franceses.
Lançando um ataque em massa, com o marechal Davout a segurar a primeira linha, os aliados nem se aperceberem que Napoleão lançara um ataque surpresa por detras do monte que abandonara, dividindo o exercito aliado em dois e forçando a sua rendição. Nesta batalha tambem houve a morte de centenas de soldados aliados que na fuga se afogaram num lago gelado nos arredores.

Apresento um mapa da disposição das tropas e fotos durante o conflito. Já Agora Bom Natal e um Feliz Ano de 2006.

2 Comments:

Blogger TSFM said...

Napoleão, em Portugal não levou a melhor, pelo menos no Bussaco.

10:49 AM  
Blogger Constancio Cloro said...

Sou muito patriota ( e alias um dos defeitos que lhe ponho foi o facto de nos invadir) mas penso se Napoleao chegasse a vir a portugal penso que iriamos ter serias dificuldades, pois acima de tudo antes de ele entrar para o campo de batalha, estudava meticulosamente o adversario, não propriamente as forças inglesas, mas a temivel força e garra lusitana, que ele proprio referiu depois da retirada.

7:46 AM  

Post a Comment

<< Home